segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Para PLPT-03 (28/set/2009 - Faculdade Ipiranga)


Olá, crianças!

Já temos o resultado de nossa enquete. Ele revelou que, no momento, lemos mais textos da internet. Surpresas? Imagino que não.

Com base nos dados obtidos pela enquete, resolvi deixar algumas dicas de pesquisa na internet. Vamos ler:

1. Mantenha seu objetivo sempre em mente para não se dispersar e navegar aleatoriamente, ao sabor dos links. Os recursos hypermedia são fantásticos, mas também um convite à dispersão.

2. Se estiver navegando apenas para se divertir, aproveite ao máximo a não linearidade das apresentações multimedia na WWW. permitindo-se clicar em quantos links desejar.

3. Entretanto se você tiver uma meta a ser cumprida, cuidado para não seguir um “ziguezague” e esgotar seu tempo de pesquisa sem atingí-la.

4. Sempre que possível, recorra a fontes primárias, geradoras de informações. É mais seguro consultar o site (página da WWW) do IBGE, por exemplo, do que outro que cite as informações do IBGE em segunda mão.

5. Dê preferência a fontes com “autoridade” reconhecida: centros de pesquisa, universidades etc.

6. Ao encontrar um site seguro (numa universidade de renome, por exemplo) com referências a outros sites, explore-os também.

7. Acrescente os sites seguros à sua lista de “favoritos”.

8. Crie seu próprio banco de dados com informações sobre sites onde você encontra enciclopédias, dicionários, revistas de divulgação científica e cultural etc. Ao consultar um site, procure cruzar as informações novas com aquelas que você já tem. Se encontrar algo errado, impreciso ou tratado de maneira inadequada, abandone o site.

9. Procure conhecer os recursos de busca inteligente presentes nos programas de pesquisa da internet (Google Chrome, Yahoo, Alta Vista, Lycos, Radar UOL, Cadê, Infoseek etc). São sites com arquivos gigantescos e possantes programas de busca que facilitam e eceleram a obtenção de informações. Muitas exigem apenas o pagamento de certa quantia para armazenar e divulgar uma informação. Outras selecionam as informações que disponibilizam aos usuários.

10. Procure sites para download de obras e baixe-as na íntegra. Ler o texto original é melhor que ler uma opinião sobre ele, em segunda mão.

Boa navegação Crianças!

Abraços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário